d) Lucros da exploração agrícola;
e) Lucros do comércio, da indústria, da exploração das minas, dos cargos e dos ofícios;
f) Rendimento das profissões liberais;
g) Rendimento dos empregos públicos ou privados;
h) Renda de todos os capitais e de todas as ocupações lucrativas não especificadas supra;
i) Aposentadorias, reformas, pensões e rendas vitalícias."
O desdobramento dessas várias modalidades de renda é tal que levando em conta nossa organização constitucional, largo campo é dado à tributação dos Estados, reservado para a União outro equivalente senão maior.
Não há exagero em esperar, do início de execução desse plano, um acréscimo de receita de 10.000:000$000, fora os 50.000 contos de taxas sobre lucros de guerra, o que daria um total de 60.000 contos.
Aí ficaria, pois, uma reserva para o imprevisto, e, mesmo, se tudo se passar mais ou menos acorde com as previsões, o ponto de partida para o resgate do papel-moeda, paralelamente às emissões das apólices preferenciais de substituição, solvido assim mais prontamente o problema gravíssimo que os desbaratos dos quadriênios Penna e Hermes, bem como a guerra forçaram irremediavelmente ao Governo atual a criar.
Ainda ficará estabelecido, no Orçamento da União, o grupo dos impostos reguladores, da compensação, que tanta falta lhe tem causado, a ponto de embaraçar e retardar o advento das indispensáveis e já urgentes reformas tributárias precisas, a fim de assentar a economia nacional em bases de taxação menos vexatórias e mais produtivas do que as vigentes.