OS NUMEROSOS SETORES DA BIOGEOGRAFIA DINÂMICA: Devo fazer aqui uma ligeira digressão, para acentuar a boa harmonia que deve haver entre os diversos setores da biogeografia dinâmica, pois o progresso real de cada país nada mais é do que a resultante dos esforços convergentes, emanados de cada ramo de atividade.
Sob o prisma antropomorfo ou do interesse humanos, há a considerar:
Ambiente natural: Vários setores: Agricultura, pecuária, mineração e outras indústrias extrativas, viação, proteção à natureza ou aos bens naturais, excursionismo, etc.
Ambiente social ou humano propriamente dito: Comércio, indústria, administração pública, intercâmbio mundial.
Ambiente integral: Intercâmbio mundial, turismo.
Cogito aqui especialmente do setor proteção à natureza e basta que indique a harmonia que deve existir entre ele e os demais setores do ambiente natural, assim em relação à agricultura e à pecuária; quanto ao social, as indústrias; e no integral, o turismo tomados como exemplos.
Antes, para que se verifique em quantos setores divisórios se fragmenta cada grande setor indicado, basta lembrar os numerosos ramos da administração pública, o grande número de indústrias, etc.
Quanto ao turismo, digo em separado; a propósito das indústrias, basta que lembre a necessidade de proteger plantas e animais úteis, para que não faltem as matérias-primas que deles decorrem, para as indústrias que as exploram.