Biogeografia Dinâmica - a natureza e o homem no Brasil

PREFÁCIO



Depois de haver aprofundado de maneira singular os seus conhecimentos da nossa natureza — com entusiasmo e honestidade — examinando os melhores herbários, descobrindo e determinando muitas plantas ainda não catalogadas, percorrendo léguas de matas, campos e cerrados; depois de ter visitado os maiores centros científicos do mundo - recebendo em todos a respeitosa acolhida que os seus trabalhos originais tanto cimentavam - começa o professor A. J. de Sampaio a publicar uma série notável de livros, em que a orientação superior do cientista de amplo descortino vem dar à sua terra admiráveis documentos, indispensáveis aos que desejam conhecê-la.

Os trabalhos de sistemática botânica não conseguiram esterilizar, na estreita especialização taxonômica, a alma de verdadeiro naturalista — que há de ser, sempre, essencialmente ecológica - e vibra no ilustre mestre. Este volume é ainda um testemunho.

Em Fitogeografia do Brasil - publicado no ano passado, contendo o curso magistral que realizou no Museu Nacional em 1932 — Curso de Extensão da Universidade do Rio de Janeiro — A. J. de Sampaio lançou as bases científicas deste novo trabalho. Além disso, falou mais para os estudiosos, de certo nível cultural; nesta cintilante Biogeografia Dinâmica ele atinge diretamente à grande massa dos que leem. Nem sei mesmo onde se distingue, neste livro, o sociólogo do naturalista, de tal modo entrelaçadas se manifestam as tendências do autor.

Biogeografia Dinâmica - a natureza e o homem no Brasil - Página 25 - Thumb Visualização
Formato
Texto