Como agir, para colher da natureza todos os seus benefícios, sem prejudicá-la, antes até sublimando?
Eis a questão, prática por excelência, a finalidade dos estudos que precisamos metodizar, em relação ao Brasil, tendo por base os ensinamentos dos países que, antes de nós, já metodizaram essa prática.
Objetivos, em cada país: Sem embargo da diversificação técnica ou modalidades práticas que apresenta em todos os países, seus objetivos são universalmente de duas ordens:
1) Preservar de rareamento ou extinção os bens naturais, sujeitos a consumo e passíveis de multiplicação.
2) Cuidar de sítios e paisagens, em benefício do turismo e do excursionismo.
3) Assegurar a perpetuidade de espécies animais e vegetais, bem como das curiosidades geomorfológicas, de interesse científico, em seu estado natural.
41 Evitar qualquer dano as quedas d'águas e mananciais, como a outras não especificadas, produções naturais que devam ser permanentemente conservadas.
5) Melhorar a natureza, onde necessário.
Desenvolvendo aqui esses temas, aviso ao leitor (que ainda não seja versado no assunto, - note bem -), que apenas repito, com absoluta fidelidade, embora palidamente, ensinamentos de.... cinquenta(50) congressos internacionais, como indiquei em nota a 1ª Conferência Brasileira, de abril 1934 (Boletim Museu Nacional, março 1935) e cuja lista reproduzo a seguir.