Biogeografia Dinâmica - a natureza e o homem no Brasil

Estudando aqui o ambiente atual, para a biogeografia dinâmica no setor da proteção à natureza, em benefício do homem como é claro, devemos fazer primeiro o estudo retrospectivo ou histórico, para verificar em seguida os preceitos a selecionar, para o momento.

Já disse que o Prof. Aug. Chévalier, em recente comentário, aos resultados do Congresso Internacional para a Proteção da Flora e da Fauna na África, realizado em Londres em 1933, classificou a "proteção à natureza como uma "nova ciência"; o conjunto dos conhecimentos biogeográficos que conduzem a evitar a rarefação ou extinção dos bens naturais, em cada país.

É assim uma feição ou parte da biogeografia dinâmica que ensina a melhorar o ambiente para a vida humana, partindo do princípio: Primam vivere, deinde philosophare!"

É, porém, nova ciência que se deve tornar visceralmente popular, razão pela qual, até mesmo nos congressos científicos a que tem dado lugar, seu nome é "Proteção à Natureza".

Se de um lado, os preceitos científicos norteiam as realizações, de outro é a palavra convincente e oportuna, dos educadores e dos homens de letras, o dínamo das iniciativas, através do "verbo criador" cuja importância Alberto Childe pôs, há pouco, em foco, tratando da civilização egípcia. (Anais da Academia Brasileira de Ciências).

Não menor é o influxo das Artes em geral; se por toda parte, no mundo moderno, a arquitetura paisagista é um dos mais valiosos fatores da melhoria

Biogeografia Dinâmica - a natureza e o homem no Brasil - Página 42 - Thumb Visualização
Formato
Texto