Vocabulário Nheengatu

A palmeira Babaçu é nativa do Maranhão, mas a sua pátria não se restringe ao limitado território maranhense: estende-se pelas terras dos Estados de Piauí, Goiás, Mato Grosso, Pará e Amazonas. Quase tudo nesta palmeira é aproveitável: a madeira, os côcos e as palmas. Serve para alimentação, lubrificante, combustível e cordoaria.

No Estado de São Paulo jamais houve Baguaçu nativo, Baguaçu, palmeira, bem entendido: a plantação existente na estação de igual nome, da via férrea Paulista, é oriunda de diversas mudas da Babaçu goiana trazidas em tempos idos pelo velho tropeiro Borges e por ele cultivadas no município de Santa Cruz das Palmeiras. O Baguaçu nativo de São Paulo e relativamente comum no Estado, não é palmeira, porém, árvore de madeira branca, muito empregada em caixoteria e também chamada Caaguassú, donde a corruptela.

A - Babaçu palmeira, - existente em estado nativo em diversas regiões do norte do Brasil, principalmente em Goiás, na margem do Araguaia, no vale do Tocantins, na ilha do Bananal, abrangendo extensão de cerca de 5° e apresentando extensíssimos palmeirais que, não raras vezes, cobrem superfícies superiores a dezoito quilômetros, a - Babaçu - palmeira, - dizíamos, em São Paulo, onde é exótica e ainda rara, raríssima, não passando de planta de adorno, toma o nome de

Vocabulário Nheengatu - Página 167 - Thumb Visualização
Formato
Texto