Baguaçu, não se devendo confundir com o vegetal da mesma denominação, nativo do território paulista e que fornece madeira branca para obras ligeiras de carpintaria e também de marcenaria, pela facilidade com que recebe verniz. A denominação Baguaçu, aplicada ao vegetal utilizável na carpintaria, é corruptela de Caaguassú, assim como a da Baguaçu o é de Babaçu, por seu turno, vernaculização do tupi-guarani - Uauaçú.
UMUÁ
UMUARAMA. Neologismo constituído por nós, a pedido do ilustre intelectual e brilhante escritor Silveira Bueno que desejava denominar determinada região de retiro e repouso de membros de uma comunhão ou sociedade de auxílios mútuos. O novo vocábulo é construído da seguinte forma: Umuarama, lugar, terra, região dos sócios ou companheiros; de Umuá, contração de Rumuara, companheiro, sócio, e rama, abreviatura, de retama, lugar, região, terra, pátria, isto é - Umuarama - terra dos sócios, dos companheiros, ou terra habitada em cooperativa por companheiros, etc.
De construções deste gênero os nossos aborígenes nos deixaram vários exemplos, entre os quais citaremos - Pindorama - nome indígena do Brasil, que se decompõe em: Pindoba, palmeira,