Atibaia chamou-se primitivamente - São João de Atibaia -, porém, a lei estadual n. 975, de 20 de setembro de 1905, substituiu aquela pela atual denominação. Pela ordem da criação dos municípios paulistas cabe ao de Atibaia o n. 19. Desmembrado da capital Atibaia forneceu, mais tarde, território para a formação dos municípios: de Bragança (1797), subdividido sucessivamente nos de Amparo (1857), fracionado, por seu turno, para dar lugar à criação de Pedreira (1896), e de Socorro (1871); de Nazaré (1850) e de Piracaia (1859), mais tarde subdividido com a criação do de Joanópolis (1895).
AVACAMBUI. Corruptela de Cambuí, designação primitiva do ribeirão afluente pela margem esquerda do Tamanduateí, hoje, e já de há muito, conhecido por Cambuci.
O mais recente emprego que conhecemos do vocábulo foi o do edital de 8 de janeiro de 1812, em que a Câmara Municipal comunicava ao povo sua intenção de aduzir a água do - Avacambui - e dos seus afluentes, para reforço do abastecimento da cidade de São Paulo.
CANGUEIRO. Adjetivo. Do tupi-guarani Acanga, cabeça. Animal já afeito ao jugo da canga. Boi cangueiro. Fig. Pessoa morosa, lerda em seus movimentos, fazendo lembrar os movimentos tardos