Souza Queiroz na Subida do tanque do Zunega, e o casarão do Hospital Militar, depois do Seminário da Glória, no trecho de rua que se chamou sucessivamente - do Hospital - e do Seminário -, hoje desaparecido pela formação da Praça do Correio.
No início da Descida do Acú, formando esquina com a rua de São Bento erguia-se, a partir de 1814, belo edifício, para a época, contrastando fortemente por suas linhas direitas e por suas proporções avantajadas, com o modesto casario da ladeira. Esse prédio foi demolido em 1915, após 101 anos de sua construção, para dar lugar ao formidável sobrado Martinelli, com os seus 26 andares: é o contraste estabelecido em 1814, entre o prédio recém-desaparecido com os seus três pavimentos, e seus contemporâneos térreos da ladeira, que ressurge entre os 26 pavimentos do prédio Martinelli e os 5 e 6 andares dos demais edifícios da ex-colonial e acanhada Descida do Acú, hoje primeira seção da moderna e elegante avenida São João.
Anteriormente a 1814, era a Descida do Acú um beco estreitíssimo que se transformou em rua pelo alargamento mandado proceder pela Câmara no ano de 1810.
Sobre o rio Anhangabaú, na rua, hoje avenida de São João, ligando a primitiva Descida do