Os chamados "intransigentes", membros da "Confederação Brasileira", embora sem a chefia de Baptista Campos, que a tempo pudera evadir-se, procuram restabelecer a Junta Exilada; mas são rechaçados, presos a ferros, empilhados em número superior a duzentos nos porões de um navio e deportados para Lisboa, onde chegam depois de uma tormentosa travessia de dois meses, reduzidos pela morte à metade.
O sentimento nativista, tão caro aos que o cultivam, continua a lavrar sob a prepotência das autoridades portuguesas, alastrando-se até os confins da província. É reprimido pelo despotismo dominante e não pode fazer vingar na Amazônia o regime da independência, implantado vitoriosamente desde 7 de Setembro de 1822.
Como, para as massas gasosas, tanto maior se pronuncia a sua elasticidade quanto mais fortemente comprimidas, na Amazônia o poder de expansão dos sentimentos autonomistas dilata-se, à medida que a compressão da prepotência legalista tende a reduzi-los e conspurcá-los. Por isso, anseios nacionalistas não são anulados, apenas recalcados, para depois explodirem de modo mais violento e deflagrante. Nessa sedimentação de