conduzidos pelo influente caudilho Baptista Campos. A Junta é deposta, presos os seus membros, desentranhados das gavetas os atos, decretos e avisos do Governo Imperial, ali retidos desde 1822.
Baptista Campos é o árbitro político da situação e consegue eleger, sob os auspícios de Grinfell, um governo ultrarradical.
Esta Junta é extremada: jacobina, com propósitos de acinte contra todos os funcionários provindos da Metrópole, obcecada pela preocupação de revanche, decorrente da fraqueza muito humana da vingança. Ela faz intensificar a ebulição de ressentimentos e ódios contra os portugueses, sempre agravada por um espírito de nativismo exagerado, que se denuncia como uma sobrevivência da reação nacionalista contra a inabilidade, os excessos, a prepotência dos elementos lusitanos, através dos movimentos de autonomia e de independência.
Se na Amazônia continuava a elaboração da mentalidade guerreira que, contra os portugueses, deveria em breve deflagrar sob forma violenta e cruel, pelo Brasil afora persiste até a abdicação o entrechoque das duas correntes, dos exaltados e