Fitogeografia do Brasil

a do Itatiaia (*)Nota do Autor, a cargo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a do Alto da Serra em São Paulo, fundada por Hermann Von Ihering e depois a cargo sucessivamente do Museu Paulista e do Instituto Biológico de São Paulo, etc.; devo salientar ainda o recente projeto do estado de Minas Gerais, da criação de um Jardim Botânico, com áreas florísticas, e a recente criação de Reservas da Goethea, na Restinga de Itapeba ( Jacarepaguá - Rio de Janeiro) e de Itaipu (São Gonçalo — estado do Rio de Janeiro), ainda não positivadas.

A grande extensão do país exige, porém, milhares de reservas, uma vez que, por exemplo, a pequena Nova Zelândia tem nada menos de 800, além de oito parques nacionais; e justamente a Nova Zelândia tem flora florestal muito semelhante à do Brasil e muito diferente à da Austrália, sua vizinha.

Notas posteriores:

1 — Recente visita aos lactários de Campo Grande e de Dona Clara, na zona rural do Rio de Janeiro, deu-me a certeza de que a profilaxia das moléstias de carência já se iniciou no Brasil, nos melhores moldes científicos e sob a forma de dever social, como convém; compete agora aos naturalistas, na proteção à natureza, secundarem esta grande obra de assistência, pugnando pela fartura de alimentos naturais no habitat rural.

2 — De grande relevância são os serviços de reflorestamento e de piscicultura no nordeste, criados recentemente pelo governo federal.

3 — Em 1933 realizou-se no Rio de Janeiro a primeira conferência da proteção à natureza, cujo relatório geral foi publicado no Boletim do Museu Nacional.

Fitogeografia do Brasil - Página 28 - Thumb Visualização
Formato
Texto