esse sábio ensinamento à Geografia Botânica devo aconselhar que não se perca oportunidade de tomar notas e fazer fotografias, desenhos e croquis, isto é um bom arquivo de estampas, muitas das quais terão de ser cópias fiéis, de originais existentes nos numerosos livros, a serem consultados, por quem deseje especializar‑se em Fitogeografia, estudar ou ensinar a matéria.
Cada cópia deve ser a reprodução fiel do original, e nela deve ser inscrita, além da legenda, a indicação do respectivo autor e o livro em que existe o original, tendo em conta os direitos autorais e a erudição (citação de Autores, épocas, teorias, etc.); a essas notas, inscritas na estampa, em dispositivo ou em filme, chama-se \"Memorização do Essencial\".
Algumas estampas podem ser fotografadas em tamanho natural; em outros casos, basta uma redução, seja fotográfica, seja um croquis com os detalhes principais.
Episcopia: Com esse fichário iconográfico, podem ser feitas, depois, projeções episcópicas ou diretas; essas projeções fazem-se às vezes, levando-se à lanterna episcópica os próprios livros em que se encontram as estampas.
Acontece, porém, que os livros, levados à lanterna episcópica, sofrem bastante, não só com o forte calor da lanterna, como por ser preciso abrir bem cada livro, para por bem em foco a estampa.
Demais, quando se precisa fazer assim muitas projeções episcópicas, de vários livros, torna-se às vezes difícil levar muitos livros para uma sala de projeções, de aula ou de conferência.
Preferível é organizar, para cada dissertação, uma série de estampas com folhas soltas que se levam ao episcópio, uma a uma, sejam estampas originais, sejam cópias,