pequenos quadros didáticos, como por exemplo as que publicou recentemente o Professor Paulo Décourt, editados pela Companhia Melhoramentos de São Paulo, para ensino de História Natural em Curso Secundário.
Diascopia — Outro recurso muito importante para o Ensino é o diapositivo.
Para a fitegeografia, há necessidade de organizar séries de diapositivos, seja adquirindo-os no comércio, seja mandando confecionar outros em oficinas gráficas.
Outros diapositivos que chamo \"de emergência\", podem ser feitos a bico de pena, a nanquim preto e a cores, seja em celofane semirrígido ou rígido, seja em placas de vidro comum de vidraça.
É preferível fazê-los em celofane semirrígido, os \"dispositivos de emergência\" a bico de pena, pois uma vez feito no celofane o desenho ou o decalque, estão prontos para a projeção, ao passo que os feitos em placa de vidro comum precisam ser constituídos de duas placas, uma em que se tenha feito o desenho e outra sobreposta para proteger este as duas lâminas justapostas tem de ser fixadas por uma tarja de papel, o que dá trabalho.
Filmes — Outro recurso igualmente importante é o filme natural que se adquire no comércio ou na Repartição especial de filmes educativos, do Ministério da Educação, que já dispõe de importante filmoteca organizada pelo Professor Roquette Pinto.
* * *
Como o recurso precioso de imagens em série, é possível discernir bem as diferenças entre as diversas associações