1º — Fitogeografia Florística ou simplesmente Florística que estuda os aspectos da flora em cada região; é um ramo descritivo.
2º — Fitogeografia Ecológica que estuda as relações entre as plantas e o meio; é um ramo interpretativo ou biológico, isto é, a feição geográfica da ecologia vegetal; tem hoje um sub-ramo muito importante, a Sociologia ou Sinecologia Vegetal.
3º — Fitogeografia Genética ou Epiontologia que estuda a origem das plantas em cada região e no mundo; deste ramo destacou-se recentemente a Paleontologia Vegetal para constituir o 4º ramo a seguir.
4º — Paleofitogeografia ou Fitogeografia Paleontológica, individualizada recentemente por Brockmann — Jerosch; estuda os vegetais fósseis, especialidade que compete essencialmente a geólogo, interessando, porém, muito à botânica e à biologia em geral.
A FLORÍSTICA BRASILEIRA E A FLORA BRASILIENSIS
No Brasil a parte referente à florística é a que está mais desenvolvida, graças à extensa literatura sobre os elementos específicos de nossa flora, literatura de que a maior obra é a Flora Brasiliensis de Martius.
Esta obra, de fato o maior monumento da Fitografia (*)Nota do Autor, contemporânea consta de 40 volumes, em que são descritos 2.253 gêneros (dos quais 160 novos) e