Desejaria ter podido fazer mais. Anunciei desde as primeiras páginas desse livro, que alguns números corresponderiam, como na minha Viagem pelo litoral, a descrições das plantas características de cada zona; mas o relato da viagem estava terminado; via-me forçado, por motivos de saúde, a deixar Paris e vir passar o inverno no Sul da França; por causa de algumas descrições de plantas, seria necessário adiar de um ano a publicação deste trabalho: na minha idade e com a saúde alterada, não se deve protelar. A descrição das espécies características de Goiás se encontrará, espero, no fim do trabalho que comecei acerca de S. Paulo e Santa Catarina.
Um escritor que prestou grandes serviços ao seu país, meu amigo o sr. José Fernandes Pinheiro, barão de S. Leopoldo, cuja perda todo o Brasil deplora, instou-me com força, a que publicasse a relação da viagem que fiz na província de Rio Grande de S. Pedro do Sul, província onde o conheci e da qual ele tão fielmente escreveu a história. Se ainda dispuser de algum tempo, considero como um dever satisfazer os seus votos.
A proteção que o ministro da instrução publica concede a esta obra é ainda um motivo poderoso para levar-me a redobrar de esforços e continuar a trabalhar. Não posso iludir-me, qualquer coisa que aconteça, a maior parte das pesquisas feitas no Brasil ficará perdida, e serei quase levado a exclamar como um escritor celebre, que, também, passou grande parte da vida em regiões longínquas: "Felizes os que acabaram a viagem sem deixar o porto, e, que não, arrastaram, como eu, dias inúteis sobre a terra (4)Nota do Autor."
Montpellier, 10 de Janeiro de 1848.