acarretam na torrente as águas estagnadas de alguns pântanos (*)Nota do Tradutor.
Um pouco além deste rio está um pequeno posto militar onde antigamente se percebiam direitos sobre os cavalos e cabeças de gado que se introduziam na província. Pagavam-se 1,500 réis (8 fr. 37c.) por cada boi; mas este imposto, exorbitante em face da pobreza do país, foi suprimido, e, por ocasião da minha viagem o posto não tinha outra utilidade senão a de servir de asilo a um velho soldado que contava quarenta anos de serviço.
Mais adiante um pouco subi a um morro elevado, árido e pedregoso, que tem o nome de Aforro do Alecrim. A região que se descortina do seu cume é montanhosa, sem habitantes, sem cultura, e por essa ocasião todo o campo estava seco pelo ardor do sol.
Como eu desejava naquele dia, vespera de 1° de junho, celebrar, com a minha caravana, o aniversário de minha chegada ao Brasil, não caminhei senão duas léguas. Apeei-me no Sítio de Garapa (4)Nota do Autor, que se compõe de uma reunião de casinholas desprezíveis. O proprietário tinha ido à povoação de Santa Luzia para as festas de Pentecostes; mas fui admiravelmente recebido por sua mulher. Quando chegou encontrou todo o seu quarto ocupado pelas minhas bagagens, e, não obstante, me acolheu cordialmente.