Um dos maiores serviços que há de prestar este livro magnífico deriva da cuidadosa revisão de muitos trabalhos publicadas no país sobre as ciências naturais, apontando enganos ou erros, corrigindo-os serenamente. Posso falar disso tudo com isenção: fui dos beneficiados por uma correção. O Museu Nacional conta na sua história antiga dois conhecidos "Xaviers": o Xavier dos Pássaros e o Xavier das Conchas. Por inadvertência atribui ao dos Pássaros o que havia sido executado pelo das Conchas. Mello Leitão aqui repõe os homens no seu devido lugar, concertando o meu erro, o que, de coração, lhe agradeço.
No grande livro de ciência e de história, de crônica e de crítica enxameiam as informações, as notas, as retificações.
Mas o autor jamais esquece o grande panorama que se propôs apresentar; nunca se perde em nugas e fiapos. Tece, com largo gesto, um painel amplo e rico. Gosto e erudição.
Erudição excepcionalmente valiosa, que poucos especialistas, do alto conceito do autor, de renome internacional, seriam capazes de conquistar.
Reconhecem os alunos e os colegas de Mello Leilão, sem nenhum favor, a sua admirável capacidade de professor de ciências naturais; os especialistas