«Nenhum deles tem mais vivo na sua farda o lustre da honra.
Competência profissional foi sempre a sua das mais notáveis e aproveitadas nas missões de maior autoridade na hierarquia, de maior dificuldade no serviço, de maior alcance na representação.
Na sua pessoa nem o homem, nem o navegador, nem o oficial, nem o soldado têm de que abaixar a cabeça»
Rui Barbosa — Lamentável Exclusão
A Imprensa — 12 de Janeiro de 1899.
Surpreendido pela morte a 15 de Março de 1902, não pôde o Almirante Custódio José de Mello publicar um livro contendo os artigos revistos e ampliados, que sairam à luz na imprensa sob o título: "O CONTRA-ALMIRANTE CUSTÓDIO DE MELLO AO PÚBLICO".
A publicação desta obra deveria antecipar a de uma outra, "Justificação da Revolução de 5 de Setembro de 1893", que também deixou concluída, faltando apenas rever uma parte do rascunho ainda sem correções, para então ser passada a limpo e disposta em capítulos como já o fizera com a outra.
Coube-me, por delegação de sua excelsa esposa, — a grande dama brasileira, minha veneranda e saudosa amiga Dona Edelvira Pereira Pinto de Mello, — e de seus filhos,(*)Nota do Autor o comovido labor de