e as do Parnaíba. Portanto foi reconhecido o direito da província do Maranhão às terras nas margens do Parnaíba até as suas cabeceiras.
A outra circunstância é que da dicção da notícia tirada da História do Brasil por Constancio se deve concluir, que tinha sido acaso ou capricho, porque se deu o nome de Parnaíba a uma das ribeiras, podendo cada uma das outras pretender a este nome com o mesmo direito. Mas não é assim, o rio das Balsas é muito bem caracterizado como confluente, e ainda mais o Uruçuí, de sorte que se deu o nome de Parnaíba, que o rio já tinha abaixo daquele lugar, à ribeira a que competia.
A última circunstância é que a Serra da Limpeza se acha 173 km acima da barra do Uruçuí, e esta ainda 13 km acima da barra do Balsas, de sorte que se deve distinguir a localidade, onde o Balsas e o Uruçuí entram no Parnaíba daquela onde se acha a Serra da Limpeza.
No mencionado ofício continua-se a dizer: "Que daquele lugar (Serra da Limpeza) para cima, entram muitos confluentes no Parnaíba, que nascendo todos no pé da Serra da Tabatinga, confundem o leito do rio de tal forma,