Descrição dos rios Parnaíba e Gurupi

ou macaco barbado é muito frequente da barra do Balsas para baixo; acima dela, porém, raro aparece. Também se encontra a araraúna só acima dessa barra; abaixo dela, é substituída pelo canindé, que de São Gonçalo para baixo se vê raras vezes; e a cigana não é encontrada senão abaixo de São Gonçalo.

Voltando, porém, ao Parnaíba, resulta do que deixo exposto, que ele é inavegável no seu curso superior, das suas cabeceiras até a barra do Parnaibinha em uma extensão de 153 km, e que seria muito difícil qualquer melhoramento, principalmente porque as vantagens, que se podiam obter, não estariam em relação com o dispêndio, que se devia fazer, visto a pobreza da terra, onde se cria só algum, pouco, gado.

3° - O curso médio do rio da barra do Parnaibinha até a do Canindé.

Toda esta parte é ainda inavegável, mas, como pretendo demonstrar, é suscetível de melhoramentos importantes, achando-se o dispêndio em relação com as vantagens que se podem obter. O rio tem já na barra do Parnaibinha uma largura de 70 m e uma profundidade que varia entre 1,2 m e 5 m. Ele recebe no princípio

Descrição dos rios Parnaíba e Gurupi - Página 48 - Thumb Visualização
Formato
Texto