Descrição dos rios Parnaíba e Gurupi

de uma vez durante as enchentes por vapores, e com a ajuda de uma espia em terra poderiam estes passar mesmo nas águas baixas. Na distância de 717 km acha-se do lado do Piauí a vila da Manga. Confluentes são do lado do Piauí: Corrente, Caldeirão e Cupim; do lado do Maranhão: Corda.

V, até a barra do Canindé no Piauí na distância de 816 km (L. 6°.15' 30" S.; Lg. 0° 14' E.). Nesta parte não há mais obstáculo sério para a navegação, pois o baixo das Sete Ilhas tem um canal suficiente, ainda que exija cuidado para poder passar-se. Confluentes são do lado do Piauí: Itaueira, Melo, Sant'Anna, Gameleira, e mais alguns riachos pequenos; do lado do Maranhão alguns riachos pequenos, cujo nome ignoro. O rio chega neste ponto a uma largura de 200 m.

Desta exposição vê-se que toda esta seção do rio na extensão de 646 km por enquanto deve ser considerada como inavegável, não obstante já terem subido botes até Santa Filomena, e que eu julgo possível que suba até lá um vapor durante as enchentes sem grande perigo, se tiver boa prática a bordo. Mas também não será difícil a remoção de todos os obstáculos, sendo as

Descrição dos rios Parnaíba e Gurupi - Página 59 - Thumb Visualização
Formato
Texto