PREFÁCIO
Poucos países oferecem tantos recursos como o Brasil, e estão como ele destinados a representar na política papel tão importante; as montanhas encerram em seu musgo metais preciosos; os rios cobrem com suas águas diamantes e pedrarias; o açúcar e o trigo, a vinha e o café, as árvores frutíferas da Europa e da Índia são cultivadas indiferentemente em seu fértil território; as imensas solidões, que contém, poderiam receber inúmeros colonos, e seus portos garantem importantes mercados para os produtos do nosso solo e indústrias... No entanto tão magnífica região, não obstante os úteis trabalhos de alguns escritores dignos de encômios, está ainda longe de ser bem conhecida.
Consagrei seis anos inteiros a percorrer uma vasta porção do império do Brasil; palmilhei cerca de duas mil e quinhentas léguas; visitei as províncias de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Santa Catarina; passei vários meses na república Cisplatina; vi tudo o que ainda resta das antigas missões jesuíticas da margem esquerda do Uruguai, e ouso esperar que a relação da minha viagem acrescente numerosas noções novas às que já se possuem relativamente à parte oriental da América do Sul.
O estudo dos produtos vegetais do Brasil constituía, sem dúvida, o objetivo principal da viagem; não negligenciei, no entanto, de recolher luzes que possam, sob outros aspectos, dar uma ideia perfeita de região tão interessante. Não me limitei a seguir os caminhos frequentados, internei-me pelos lugares mais desertos, e estudei as tribos indígenas. Favorecido pelas autoridades locais, acolhido por toda parte com a mais generosa hospitalidade, pude ver tudo o que há de mais notável e reunir