Viagem pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais t. 1

preciosas informações. Escrevia diariamente um jornal minucioso do que se me oferecia aos olhos, e aí consignava, na medida de meus fracos conhecimentos, o que pudesse contribuir a dar uma ideia exata das zonas que percorria. É desse jornal, escrito in-loco, que extraio a narrativa histórica cuja publicação ora inicio.

Três grandes obras foram consagradas a minhas observações puramente científicas. (1) Nota do Autor Esta apresentará o painel duma natureza estranha à Europa; nela se encontrarão pormenores de estatística e de geografia, informações sobre agricultura, artes e comércio, e inúmeras observações sobre a geografia das plantas; lançarei uma vista d'olhos geral sobre o estado da religião entre os brasileiros; procurarei dar a conhecer a administração civil e judiciária de sua pátria; descreverei os costumes e usos das províncias que visitei, sem esquecer de transmitir uma ideia exata das populações selvagens.

Não há povo que não possua suas virtudes; nem que seja isento de defeitos. Não dissimularei o mal de que fui testemunha; porém nenhuma imputação personalizada maculará este livro. Julgarei as massas; jamais dirigirei acusações a indivíduos, menos ainda a quem me tenha recebido sob o seu teto, e cuja hospitalidade me ajudasse a suportar as fadigas da peregrinação.

Não me excederei em reflexões; referirei o que tiver visto, procurando apresentar os fatos sob o seu aspecto real, deixando, na maioria das vezes, ao leitor, tirar por si as consequências.

Levei o escrúpulo da exatidão ao máximo; e, devo confessá-lo, preocupei-me mais em pintar com fidelidade o que observei do que em limar o estilo. É preciso convir,

Viagem pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais t. 1 - Página 29 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra