tecido; uma jaqueta de tecido grosseiro de lã completa o vestuário.
Volto às minúcias do meu itinerário. Entre Ubá e o Paraíba, que não dista mais do que três quartos de légua, tive ainda o prazer de ouvir o ferrador(*) Nota do Tradutor ou araponga (Casmarynchos nudicollis)(7) Nota do Autor. O canto desse pássaro não é agradável por si mesmo, mas há um encanto indescritível no contraste da calma profunda das florestas virgens com os sons que, após vibrarem com força surpreendente, enfraquecem, prolongando-se, e recomeçam por intervalos.
Em breve cheguei às margens do Paraíba, ao lugar chamado Porto, onde se atravessa o rio. Este poderá ter aqui largura um pouco menor que a do Loiret a alguma distância da ponte de Olivet; desliza entre morros pouco elevados, cobertos de bosques frondosos, em alguns lugares substituídos por plantações de milho. Suas águas correm com rapidez, e rochas acinzentadas se elevam aqui e ali sobre a superfície das águas. Não se vê, em ambas as margens, outros lugares descobertos além daqueles onde se embarca para atravessar o rio (1819). Na margem direita há uma venda modesta com um pequeno rancho; na margem esquerda, a casa de peagem, cujo teto se estende, em coberta, formando uma varanda(8) Nota do Autor.
Na ocasião em que cheguei, as duas margens do Paraíba estavam cobertas de bois; alguns já se achavam na margem direita, e estava-se tentando fazer passar os