A instrução e as províncias vol. 1

episcopal, e uma de música na Casa dos educandos: 22 alunos ao todo.

No relatório do presidente da província do ano seguinte 1861, há os seguintes dados: em 1853: 549 alunos: 1854: 564; 1858: 550; 1859: 444". As cifras registradas, comenta, não atestam progresso no ensino público. Causas diversas concorrem para este resultado. Umas provêm das circunstâncias dos pais. A população está disseminada por um território extensíssimo sem apreciar devidamente a vida civilizada. Sua ocupação constante é a pesca pelas praias e lagos e a extração de variados produtos. Empregados nesta espécie de indústria os habitantes menos abastados vivem vida errante e quase nômade. Abandonam as suas casas e plantações com muita facilidade e levam em sua companhia os filhos tirando-os das escolas, se nelas se haviam matriculado. — Outras causas nascem da má solução, que por ora ainda têm as questões que se referem ao plano de ensino, seu governo e regime das escolas. Debaixo deste ponto de vista, a primeira falta que se nota é a insuficiência dos mestres. — Nada se tem feito para se criar um pessoal habilitado. O professorado exige muita moralidade, e a par de instrução sólida, vocação e talento especiais. Não há conveniência que convide o merecimento para o magistério público. Enquanto não é possível criar a instituição própria de educar bom mestres, só com o aumento de vantagens para os professores e vigor nas provas da suficiência deles se conseguirá dar às escolas, quem bem as reja. Este expediente que se deve adotar logo que melhorem as finanças da província, e para que possa surtir os efeitos convém não criar novas escolas, e conservar somente aquelas que forem devidamente frequentadas. — Estabelecer escola, dirigidas sem interesse e zelo é desacreditar o ensino público e despender sem vantagens. As escolas estão sem inspeção regular. A lei nº 103 de 1859 permite a nomeação de visitadores das escolas sempre que parecer necessário, sendo retribuida esta comissão nos termos da lei. Não basta esta inspeção ocasional; convém que ao lado de cada escola haja uma