O pau-brasil na história nacional

diz Américo Vespucio: "et in questa costa nen vedemo cosa di proficto, salvo infiniti arbori de verzino et de cassia et di quelli che generano la myrra et altre maraviglie della natura che non si posson raccontare" (Carta publicada na Parte II, vol. 2° da Raccolta Colombiana).

Na viagem de 1503, Américo Vespucio chegou até provavelmente o Cabo Frio onde foi levantada uma fortaleza, um dos primeiros estabelecimentos portugueses na Terra de Santa Cruz. Aí levaram os expedicionários 5 meses, carregando as naus de pau-brasil.

Seriam do Brasil os trezentos e cinquenta quintais de brasil que Vicente Yanez Pinzon levou para a Espanha em 1500, a que se refere a provisão de Fernando e Isabel, passada em Granada, a 5 de dezembro do mesmo ano, em seu favor e no de seus sobrinhos Aries Perez e Diogo Fernandez, cujo teor foi publicado em o Vol. XII da Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, à p. 104? Sim — responde a corrente dos historiadores que não tem dúvidas a respeito da viagem pela costa setentrional do Brasil do esforçado companheiro de Colombo na epopeia do descobrimento da América. Não — diz a corrente que nega a Vicente Pinzon haver perlustrado à nossa costa do Cabo Santo Agostinho até a foz do Amazonas (História da Colonização Portuguesa do Brasil — Vol. 1°).

O que de mais seguro se pode afirmar é que o pau-brasil foi levado para Lisboa pela primeira expedição

O pau-brasil na história nacional - Página 113 - Thumb Visualização
Formato
Texto