O pau-brasil na história nacional

Cesalpinia echinata, da lavra do não menos notável cientista Dr. Arthur Neiva, constituem a mais exaustiva monografia até agora escrita entre nós sobre a história econômica do pau-brasil — o arabutan de Jean de Lery, o verzino de Américo Vespucio, o ibirapitanga dos nossos indígenas.

Sob a luz das considerações do eminente pesquisador e dos elementos comprovantes por ele coligidos e exibidos, o ciclo do pau-brasil — cuja duração parecia a quase toda gente ter sido muito rápida, abrindo-se por assim dizer no primeiro dia da descoberta e encerrando-se logo cedo com o advento do ciclo do açúcar dilata-se, ao contrário, desmedidamente, com todo seu interesse, sua importância, suas múltiplas repercussões geográficas, econômicas e administrativas, cobrindo um período de nada menos de três séculos e meio, para encerrar-se na segunda metade do século XIX, precisamente em 1875.

É impossível resumir neste breve relatório todo o vasto plano da obra ora analisada, como dizer da riqueza dos elementos informativos, colhidos pelo autor nas suas laboriosas pesquisas, e da copiosa documentação exibida. Cumpre-me apenas reconhecer, que o enorme material reunido, buscado nas melhores fontes, utilizado com rigoroso método e exposto com perfeita elegância de forma, nos permite acompanhar, durante o longo espaço histórico de quase quatro séculos, o papel exercido por esta preciosa espécie das matas brasileiras na nossa economia de colônia

O pau-brasil na história nacional - Página 27 - Thumb Visualização
Formato
Texto