Farias Brito; o homem e a obra

24º — Análise especial do direito de liberdade. Liberdade de consciência, liberdade de ação. Principais modalidades dos direitos de liberdade.

25º — Análise especial do direito de propriedade. Fundamento racional desse direito. Crítica das doutrinas que o combatem.

26º — A atividade do homem como objeto do direito. Teoria das obrigações. Seu fundamento racional; o princípio da bondade e o princípio da utilidade. Apreciação e crítica. A fé dos contratos como base da ordem social. Fontes das obrigações.

27º — A transmissão dos direitos. Transmissão entre vivos e transmissão causa mortis. Fundamento racional do direito de sucessão.

28º — A propriedade literária ou o chamado direito autoral.

29º — Gênese da sociedade. Concepção realista: a sociedade como organismo individual e o organismo coletivo.

30º — A anarquia moderna sob o ponto de vista da organização social. Tentativas de solução: ditadura científica de Augusto Comte; individualismo organicista de Herbert Spencer; socialismo coletivista de Marx.

31º — Exame especial do socialismo moderno. Socialismo romântico e socialismo científico. Socialismo e materialismo. As duas formas extremas do socialismo: anarquia e coletivismo.

32º — Solução da moderna crise social pela ciência, solução pela filosofia, solução pela religião.

33º — Valor da sociedade como ciência. História sumária da sociologia. A sociologia como história natural da sociedade. A sociologia e a filosofia da história. A sociologia e a filosofia do direito. A sociologia e a política. Expansão da literatura sociológica.

Farias Brito; o homem e a obra - Página 323 - Thumb Visualização
Formato
Texto