Farias Brito; o homem e a obra

ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE FARIAS BRITO

Além do que está consignado nos vários capítulos deste volume, aqui ainda registraremos alguns depoimentos preciosos de contemporâneos que pessoalmente conheceram e puderam observar de perto aspectos interessantes da personalidade do ilustre pensador. Foram escritos em resposta a pedido nosso e constam do nosso arquivo particular.

"Tive a fortuna de conhecer pessoalmente a Farias Brito... Estudei com ele Direito Constitucional, disciplina que então constava do primeiro ano do curso jurídico. Com esse desígnio ia, quase todas as noites, à sua pequena casa, ao fim da rua Senador Pompeu.(1)Nota do Autor Já havia então enviuvado e lhe eram companhia o velho pai e a filhinha, de dois a três anos, que lhe ficara do malogrado consórcio.

Lembro-me bem da sua mesa de trabalho colocada ao centro da sala e encostada à parede, de modo que ao escrever ficava de costas para uma das janelas que dava para a rua. Na rede, armada entre dois ângulos, ficava um venerando ancião moreno; esguio, de longas barbas alvíssimas, figura de asceta. Nunca me permiti indagar, nas conversações que entretinha com ele, onde fora beber os princípios filosóficos sobre que discorria em linguagem castiça, mas

Farias Brito; o homem e a obra - Página 334 - Thumb Visualização
Formato
Texto