A glória de Euclides da Cunha

de aula, equações diferenciais, integrais, curvas, versos, caricaturas, rabiscos diversos. São imagens reais e focalizadas de seus estados de alma. Comentários sobre professores e colegas, fragmentos de artigos e discursos. O mais precioso documento desta fase é o que se intitulou "Observando — 15 dias da vida acadêmica — Comédia em 15 atos".

É de todos os primeiros esboços o em que se revelam melhor as suas feições, quer nas linhas de sua delicadeza moral, quer nos lampejos de estilo e pensamento. São páginas de 1888.

A ideia republicana seguia o mesmo caminho da abolicionista.

A propaganda se intensificava, por toda parte, no parlamento, na imprensa, na praça pública, nas escolas. Sobretudo nas escolas.

A palavra de Benjamin inflamava a mocidade militar. A agitação no meio dela, intensa. Palestras de todos os dias, discussões de toda hora. Hoje e amanhã episódios diversos de rebeldia franca. De outro lado, represálias, imaginárias ou reais, se propalavam. A escola seria transferida para recanto afastado, talvez Angra dos Reis. Os alunos do 3° ano de 88 não foram promovidos, como assegurava a lei. A menor escorva deflagraria a explosão dos ânimos exaltados e suspeitos. Lopes Trovão, o famoso tribuno republicano, regressava da Europa recebido festivamente nos portos por que passara. A Corte preparava-se para a recepção,

A glória de Euclides da Cunha - Página 35 - Thumb Visualização
Formato
Texto