Do Guaíra aos saltos do Iguaçu

por isso se dava frequentemente ao Guaíra o nome de sertão do Tibagí.

Em 1629 começaram os paulistas a investir contra as reduções, já em número superior a vinte, em 1630 conta a província do Guaíra umas 30 povoações "todas dirigidas pelos jesuítas espanhóis e algumas populosas, ricas e em pleno desenvolvimento."

Informa ainda o Sr. Toledo Piza: na margem esquerda do Tibagí, em território do Paraná, mais ou menos aproximadas da barranca do rio, estavam as aldeias ou reduções de São Miguel e Jesus Maria, nas cabeceiras do rio e descendo estavam Encarnacion, S. Xavier e S. Joseph sobre um riacho tributário do Tibagí, Loreto na margem esquerda do Paranapanema, pouco abaixo da barra do rio Pirapó, e Santo Inácio sobre o mesmo rio.

No rio Piquirí estavam as aldeias de Tambo, nas cabeceiras Nossa Senhora da Copacabana e Hata mais abaixo, e Ciudad Real na embocadura do Paraná, sobre o Salto das Sete Quedas.

O rio Ivaí continha muitas aldeias, quase todas do meio do rio para as cabeceiras, e entre elas eram notáveis Santo Antonio, S. Arcanjelos e São Tomé nas nascentes,

Do Guaíra aos saltos do Iguaçu - Página 144 - Thumb Visualização
Formato
Texto