distinguiam o que era de fato da Espanha do que pertencia a Portugal e diziam que Guaíra era dos portugueses e seus descendentes e não dos espanhóis. Resolveram, pois, expelir os jesuítas espanhóis do território do Guaíra, que era brasileiro e reconquistar para o Brasil aquela região ocupada pelos castelhanos.
E Roberto Southey, o grande historiador, afirma: "Estendiam os jesuítas continuamente os seus estabelecimentos e os seus planos, e infelizmente para os seus conversos e para eles mesmos estendiam-nos na direção do oriente por um país adentro, que os Paulistas consideravam como pertencente a Portugal e ainda mais particularmente como seu próprio terreno de minas e escravos. O que é certo é que se estes aventureiros se não houvessem movido, ter-se-ia a Espanha apoderado da costa do Brasil ao sul de Paranaguá, e espanholas em vez de portuguesas teriam sido no sertão as minas de Goiás, Mato Grosso e Cuiabá.
A antiga província do Guaíra, diz Toledo Piza, se viesse até o mar, corresponderia hoje ao Estado do Paraná, e abrangia todo o território banhado pelo Tibagí e