Nada mais difícil do que uma boa classificação das ciências. Tentaram-na antigos e modernos, e ainda não há uma que satisfaça os requisitos de um trabalho desta natureza: Aristóteles, a Escolástica, Bacon, Neil Arnott, Ampère, Comte, e finalmente Spencer.
A última na ordem das datas, a de Spencer, quaisquer que sejam os gabos que lhe têm sido prodigalizados, não resolveu a dificuldade, nem por ventura lhe adiantou a solução.
A classificação de Spencer é esta:
Ciências abstratas;
Ciências abstrato-concretas;
Ciências concretas.
Faz da ideia abstrata o caráter, o princípio classificador, mas dá à palavra abstrato uma significação diversa da que ela tem na língua da filosofia, tanto antiga como moderna; não traça uma linha clara, firme e positiva entre as ciências que chama abstratas e as abstrato-concretas; introduz na segunda classe ciências que mais naturalmente pertencem à primeira, e na terceira, ciências que se deveriam incluir na segunda, como a astronomia, a biologia, a psicologia.
E ainda mais: funda a classificação antes no processo lógico do que no conteúdo das matérias que formam o assunto de cada uma das ciências, de modo que uma só classificação não dá absolutamente ideia dos objetos de que elas se ocupam.
Bain, de uma competência indiscutível para julgar o assunto, já pela alta capacidade filosófica, já por extensos e profundos conhecimentos das ciências exatas, físicas e morais, opõe-lhe críticas de uma procedência irrecusável e redu-la ao seu justo valor. As respostas de Spencer a Bain são fracas, pálidas, ilusórias, e destoam notavelmente no calor, abundância e ênfase que lhe caracterizam o estilo.
O Sr. Romero, com uma modéstia que não cessamos de admirar, oferece, apesar de achar a de Spencer magnífica, à admiração dos sábios, naturalmente com a intenção de emendar a mão ao mestre, esta:
Ciências verdadeiras;
Quase-ciências, pretendidas ciências(!)
Que é o que entende o Sr. Romero por ciências verdadeiras?
Serão as que se ocupam de verdades necessárias, isto é, das verdades cujo contrário é inconcebível (certeza apodítica)? Se toma a palavra verdadeiras neste sentido, em tal caso só são ciências verdadeiras as matemáticas e a lógica formal.
No entanto, parece que não é esse o sentido em que emprega a palavra verdadeiras, porquanto entre as ciências que denomina verdadeiras inclui a física, a química, a astronomia, ciências que não dão a certeza apodítica, mas tão somente a certeza assertórica, isto é, certeza que tem por fundamento a experiência e não uma necessidade lógica.