Cartas ao irmão

Vamos assinalar, aqui, com destaque, três formas institucionalizadas de vida política e social, que exerceram influência considerável nas Minas Gerais.

As Câmaras Municipais. O velho município português foi largamente difundido no Brasil. Mas, nas Minas, teve seu apogeu. As vilas foram sendo criadas, logo houve uma cidade, Mariana, e pelo fato de ser intensa a vida urbana, as câmaras puderam exercer a sua ação de modo positivo. No Brasil, nas zonas de pecuária e agricultura, funcionou muito o tipo de \"cidade de domingo\". Os fazendeiros constituem toda a população do município — nos domingos e dias de festas, as casas enchem-se de gente, tornando-se vazias e, mesmo, fechadas, nos dias de semana.

Ora, nas Minas, os grandes senhores moravam nas cidades, em sobradões com \"cômodos de negócio\" embaixo, com belas sacadas dando para a rua, onde se punham colchas da Índia nos dias de procissão. Mouriscamente, não tinham jardins, mas pátios fechados, rodeados de varandas, logo envidraçadas depois da vinda da Família Real para o Rio e o fim dos muxarabis. Belos e elegantes sobrados nós encontramos em todas as cidades antigas de Minas e, até hoje, os compradores de \"antiguidades\" ainda acham artigos de porcelana, prata e jacarandá para adquirir.

O resultado desta intensa vida urbana foi o prestígio das câmaras municipais. O Senado da Câmara (algumas tinham este predicamento a lembrar Roma) devia pôr em prática as sábias determinações das Ordenações do Reino e zelar pelo bem de seu povo. Chafarizes, alinhamento de ruas, boa ordem, \"polícia\" no sentido antigo, que os ingleses conservam, questões de abastecimento, etc., de tudo cuidavam os munícipes coloniais. As eleições eram disputadas e havia, mesmo, partidos.

Certamente havia câmaras municipais por todo o Brasil; mas, com a intensidade e a frequência de Minas, evidentemente não. O resultado é que tivemos, em alguns casos, verdadeiros palácios municipais, como o de Vila Rica, onde está, hoje, o Museu da Inconfidência, talvez a mais bela casa de parlamento que o Brasil conheceu. Quer dizer: a maior parte da população

Cartas ao irmão - Página 19 - Thumb Visualização
Formato
Texto