Cartas ao irmão

banal, mas efetivamente muito grave, de que as lutas políticas eram reais, e os votos, conquistados palmo a palmo.

O material que aqui temos, no dia a dia da política, na crueza de uma conversa de irmãos, enfrentando, juntos, o monstro eleitoral, revela esta coisa muito simples: os votos não caíam do céu, tinham de ser conquistados realmente, numa luta árdua, travada contra adversários e contra companheiros que agiam deslealmente, e assim por diante. Alguns trechos revelam o fato.

As alas do Partido Liberal

Um fenômeno curioso, que, embora conhecido, estas cartas revelam em toda a sua plenitude: a divisão do Partido Liberal mineiro em alas que se hostilizavam mutuamente, por vezes com grande ferocidade. Seria um sinal de vitalidade, prova da presença de muitos elementos, principalmente de muitos líderes? Seria um sinal de fraqueza? Parece-nos mais provável a primeira hipótese. Era, por sinal, notório em todo o Império o fim dos "saquaremas". Os grandes líderes da geração anterior quase não possuíam sucessores. Já na família liberal sobravam os grandes nomes. Parece que a abolição fora o canto de cisne dos conservadores. E como findava o reinado de D. Pedro II, cujos homens de maior confiança eram, geralmente, conservadores, parecendo que a sensibilidade do Imperador afinava-se melhor com a dos severos guardiães da Ordem, e como aproximava-se o III Reinado e D. Isabel propendia, por suas simpatias, para o outro lado — e isto, parece, representava uma real transformação na sociedade brasileira, nas ideias dominantes e, mesmo, nas necessidades políticas brasileiras —, o fato é que, realmente, prenunciava-se uma era em que teríamos não mais conservadores em oposição a liberais, mas, sim, um duelo entre alas do partido liberal. Era, por exemplo, visível a hostilidade a Ouro Preto. Rui Barbosa passaria para o lado republicano por efeito da luta contra Afonso Celso, e Cesário Alvim ameaçava — na mesma época — tornar-se republicano se o Imperador desse o governo ao altivo estadista ouro-pretano. Havia diferenças ideológicas, como as relativas ao conceito

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