Viagem à comarca de Curitiba

5$000 (31 francos 26 centavos) (8) Nota do Autor, custando 6$000 (37 francos 50 centavos) uma vaca de ótima qualidade. As dessa espécie dão quatro garrafas de leite por dia, além do que se nutrem os bezerros.

Os laticínios são muito bons e constituem o principal alimento dos pobres e dos escravos. Foi-me servida excelente manteiga em casa do sargento-mor da vila de Castro; mas dificilmente a encontraríamos em qualquer outra parte. Se os habitantes dos Campos Gerais quisessem dar-se ao trabalho de fabricá-la, aufeririam grandes lucros, enviando-a, via Paranaguá, para o Rio de Janeiro, onde esse produto é importado da Europa e vendido, geralmente, por preço elevadíssimo (1820). Os queijos dos Campos Gerais não são inferiores aos de Minas, mas fabricam-se também em pequena quantidade. Ocupação sedentária, a indústria de laticínios não seduz a homens afeiçoados aos violentos exercícios de equitação ou ao mais absoluto repouso.

Como nas demais regiões do Brasil, o gado vive à solta nos campos (9) Nota do Autor; entretanto, é ele, talvez, menos selvagem que o da Europa, onde se cria em estábulos. Deve-se atribuir a sua domesticidade ao hábito de lhe darem sal. Achava‑me na fazenda de um abastado proprietário no momento em que os vaqueiros tangiam vacas e bezerros para o curral; pusera-se o meu hospedeiro a chamar os animais pronunciando as palavras toma, toma, como

Viagem à comarca de Curitiba - Página 18 - Thumb Visualização
Formato
Texto