Viagem ao Tapajós

e esta avaliação é que me parece andar perto da verdade.

Santarém é ainda rio Amazonas, mas é já também Tapajós.(7) Nota do Leitor.

Este é o último grande curso d\'água ocidental do planalto central brasileiro, o último dos cortados de quedas, no rumo de oeste. É, ao mesmo tempo, o último que, na sua marcha, procura a direção do Sul-Brasil e do Rio de Janeiro; os outros afluentes meridionais mais acidentais, não dão mais que o caminho da Bolívia e do Peru.

É no que reside a importância estratégica toda especial do Tapajós, não como via de navegação, mas como futura linha de trânsito.

Em verdade, no planalto brasileiro, as vias de grande comunicação não poderão ser os cursos d\'água, todos interrompidos por quedas e rápidos, como se descessem os degraus dum anfiteatro. Pode-se dizê-lo desde já (pois trata-se aqui mais duma virtualidade, que duma empresa a tentar em breve prazo) o futuro do grande planalto central brasileiro está nos caminhos de ferro.

É mister saber adaptar-se aos fatos: aí onde a natureza plantou um sistema de montanhas e planaltos, será mais fácil abrir caminho para a locomotiva que para o navio. Sobretudo, considerando que esses planaltos acidentados apresentam,

Viagem ao Tapajós - Página 14 - Thumb Visualização
Formato
Texto