A instrução pública e o estado de São Paulo - 1º vol.

NOTAS

1892 — Em fevereiro é nomeado o Dr. Cesario Mota secretário Interior. Logo que tomou posse o novo secretário, Miss Marcia P. Browne foi fazer-lhe uma visita de cumprimentos e, em longa exposição, pô-lo ao corrente de todos os seus esforços, depois da morte do Dr. Caetano de Campos, para conseguir que lhe sobrevivesse a Escola Modelo. Mostrou-lhe, porém, que havia ainda grandes lacunas. As classes superiores ainda não tinham sido abertas, por falta de salas; e as próprias classes em funcionamento, que eram em número de cinco, achavam-se desprovidas de material: faltava-lhes tudo, até mesmo papel, penas, lápis e giz. A exposição rematou por uma verdadeira provação. Miss Browne, debulhada em lágrimas, acentuou bem que nada pedia para si, mas para a definitiva organização da Escola Modelo, tal qual a ideara o homem mais patriota que havia conhecido. Suas últimas palavras encerravam um ultimatum: ou o governo lhe dava os recursos que pedia, ou ela se retirava de vez para os Estados Unidos. Ao ouvir o relato, o Dr. Cesario Mota ficou profundamente comovido, ali mesmo, à vista de Miss Browne expediu ordens para que no dia seguinte, antes das 9 horas, isto é, da abertura das aulas, estivesse na Escola Modelo todo o material necessário para o seu perfeito funcionamento. Naquele dia, quando a benemérita americana deixou a Secretaria do Interior, sua fisionomia radiava de júbilo e de esperança. À força de constância vencera, e com essa vitória salvara a Escola Modelo. No dia seguinte o Secretário do Interior ia em pessoa para aqueles lados: queria ver se as suas ordens tinham sido cumpridas e levava consigo o Dr. Theodoro Sampaio, engenheiro adido à Secretaria. Os dois juntos percorreram, em meticulosa visita, o prédio todo da Escola Modelo. Até então as classes não ocupavam senão o pavimento superior. O Dr. Cesario Mota deu instruções ao engenheiro para que mandasse adaptar sem demora o pavimento inferior onde estivera antes a enfermaria do Corpo de Permanentes para ali abrir novas salas de aula. A essa vistoria seguiu-se uma inspeção às classes da Escola. O que ele viu aí foi como uma revelação. Num relance compreendeu o Dr. Cesario o papel que aquela instituição ia representar na obra

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