A instrução pública e o estado de São Paulo - 1º vol.

normais — Curso superior — Das escolas modelo — Da estatística escolar.

Revisão da lei do ensino (1893) - 156
Da distribuição das escolas — Dos concursos — Do conselho diretor — Programas das escolas complementares — Do curso dos ginásios — Do curso da escola normal — Escolas modelo — Da matrícula e exames nas escolas normais.

Regulamento (1893) - 162
Da direção do ensino — Da fiscalização — Do conselho superior — Do diretor geral — Dos inspetores de ensino — Das câmaras municipais — Do ensino público em geral — Do curso primário — Do programa do ensino — Do provimento das escolas preliminares e provisórias — Da nomeação e posse dos professores preliminares do curso preliminar — Dos professores do curso preliminar — Da matrícula e frequência nas escolas do curso preliminar — Do exercício das aulas e exames anuais no curso preliminar — Da obrigatoriedade do ensino — Das escolas complementares e seu pessoal — Dos vencimentos dos funcionários das escolas complementares — Do curso dos ginásios — Da divisão do curso — Da matrícula — Do pessoal dos ginásios e seus vencimentos — Das escolas normais — Do programa de ensino — Da divisão dos cursos das escolas normais — Do pessoal e dos alunos das escolas normais — Das congregações — Dos diretores — Dos concursos e exames para matrícula — Da disciplina — Dos exames — Das escolas modelo — Das caixas escolares — Do ensino privado — Da estatística escolar — Do código disciplinar — Das faltas dos alunos — Das faltas dos professores — Das faltas dos diretores e dos professores particulares.

Execução das leis - 253
Carência dos estabelecimentos de ensino — Instrução integral, objetivo do ensino — Noções de agricultura, comércio e indústria nas escolas complementares — Os elaboradores do Regulamento de 1893 — Necessidade de pequenas alterações - Atribuições do inspetor — A docência das escolas complementares — Obrigatoriedade da matrícula no curso complementar da Escola Normal — Da direção das escolas complementares — Difusão de escolas modelo — Trabalhos da Escola Normal — Termo médio de frequência de alunos nas escolas públicas — Entradas tardias de professores e alunos nas escolas — Atrazamento das escolas da Capital — Trabalhos da Escola modelo — Estatística de classes — Escola, trabalho das crianças — Excesso de pedidos de matrícula — Salas e mobílias — Trabalho manual — Material importado —Duração anual — Escola de professores — As crianças na escola — Alunos da Escola Normal na Escola Modelo — Professores da Escola Modelo — Interesse pelo próprio trabalho e pelo melhoramento das escolas públicas — Quando escrita a história da educação no Brasil serão reconhecidos os seus esforços no meio de tanto desânimo — Dever das autoridades do ensino reconhecer a importância dos serviços destes jovens professores — Miss Browne, diretora de Escola Modelo.

Despesa com a instrução - 268

Notas - 269

Bibliografia - 273

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