A instrução pública e o estado de São Paulo - 1º vol.

três mesas bastante usadas. Preparada essa instalação provisória despachou Oscar Thompson a convidar o novo Presidente para assistir a inauguração. O Dr. Bernardino de Campos compareceu, levando consigo o Dr. Vicente de Carvalho que permanecera na pasta do Interior. Na sala, porém, não havia senão uma cadeira para o Presidente, e o Secretário do Interior teve de ficar de pé. Voltando-se para ele, Miss Browne disse-lhe a sorrir: Não providenciou logo sobre a mobília, e por isso não tem agora onde sentar-se: sirva-lhe isto de castigo. Para outro que não ela, o gracejo implicaria uma grave impertinência. O Dr. B. de Campos homem superior, achou graça, e o seu auxiliar perdoou a indelicadeza da diretora, para lhe não levar em conta senão o zelo... Antes de reformar a instrução pública (diz em uma memória ao governo o Dr. Caetano de Campos) estabeleça as escolas de segundo e do terceiro graus anexas à Escola Normal. Só quando o molde estiver praticamente conhecido, nessas escolas, e os professores aí formados possuírem a noção clara de que é possível fazer de tudo que reclama a pedagogia, só então será exequível uma reforma verdadeira da instrução pública do Estado. O plano desta reforma demandava tempo e os homens do governo entendiam que era preciso agir de pronto... Para dar ganho de causa aos seus impugnadores contribuiu de modo decisivo o aparecimento em São Paulo de um homem de incontestável cultura, mas de formação diversa do Caetano de Campos. Esse homem foi o Dr. H. Gorceix que fora longos anos diretor da Escola de minas de Ouro Preto. Muito acatado, era natural que o Dr. Prudente de Moraes o convidasse a visitar o Escola Modelo. O ilustre universitário olhou com manifesta displicência para o trabalho de organização aí encetado, e pronunciou-se desde logo, numa crítica áspera e até pouco cortês. Em poucos minutos de observação superficial, achou-se habilitado para lavrar um vereditum, pois não tornou a aparecer. Esse vereditum não foi favorável à orientação da Escola; o governador tinha confiança no senso pedagógico do diretor da Escola Normal e o trabalho de organização continuou segundo os moldes americanos. Com a morte de Caetano de Campos parece que voltaram à tona as ideias do Dr. Gorceix. Corre como certo que ele representou papel saliente na elaboração do projeto de reforma de instrução, apresentado no Congresso do Estado em 1892 pelo deputado Gabriel Prestes... — (Um Retrospecto, ensino público em São Paulo pelo Prof. João Lourenço Rodrigue, 1930).

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