Tratados da terra e gente do Brasil

trejeitos que faz: em todas as suas festas metem algum diabo, para ser deles bem celebrada.

Estas festas acabadas, os índios murubixaba (XVIII), sc. principais, deram o Ereiupe (XIX) ao padre, que quer dizer Vieste? e beijando-lhe a mão recebiam a bênção. As mulheres nuas (cousa para nós mui nova) com as mãos levantadas ao céu, também davam seu Ereiupe, dizendo em português: "louvado seja Jesus Cristo". Assim de toda a aldeia fomos levados em procissão à igreja com danças e boa música de flauta, com Te Deum laudamus. Feita oração lhes mandou o padre fazer uma fala na língua, de que ficaram muito consolados e satisfeitos; aquela noite os índios principais, grandes línguas, pregavam da vinda do padre a seu modo, que é da maneira seguinte: começavam pregar de madrugada deitados na rede por espaço de meia hora, depois se alevantam, e correm toda a aldeia pé ante pé muito devagar, e o pregar também é pausado, freimático e vagaroso; repetem muitas vezes as palavras por gravidade, contam nestas pregações todos os trabalhos, tempestades, perigos de morte que o padre padeceria, vindo de tão longe para os visitar, e consolar, e juntamente os incitam a louvar a Deus pela mercê recebida, e que tragam seus presentes ao padre, em agradecimento. Era para os ver vir com suas cousas, sc. patos, galinhas, leitões, farinha, beijus com algumas raízes, e legumes da terra. Quando dão essas cousas comumente não dizem nada, mas botando-as aos pés do padre se tornam logo. Foi o padre deles visitado muitas vezes, agradecendo-lhes a caridade. O padre lhes dava das cousas de Portugal, como facas, tesouras, pentes, fitas, gualteiras, Agnus Dei em nôminas de seda; mas o com que mais

Tratados da terra e  gente do Brasil - Página 264 - Thumb Visualização
Formato
Texto