Também tem um poço, fonte e tanque, ainda que não é necessário para as laranjeiras, porque o céu as rega: o jardim é o melhor e mais alegre que vi no Brasil, e se estivera em Portugal se pudera chamar jardim.
Logo à quarta-feira fizeram os irmãos estudantes um recebimento ao padre visitador dentro em casa, no tempo do repouso. Recitou-se uma oração em prosa, outra em verso, outra em português, outra na língua brasílica com muitos epigramas. Acabada a festa lhes fez o padre outra, distribuindo por todos relicários, Agnus Dei, contas bentas, relíquias, imagens, etc. Também se leu a patente, e todos deram a obediência ao padre tomando-lhe a bênção.
Foi o padre mui frequentemente visitado do Sr. Bispo, ouvidor geral (LVII), e outros principais da terra, e lhe mandaram muitas vitelas, porcos, perus, galinhas e outras cousas, como conservas, etc.; e pessoa houve que da primeira vez mandou passante de 50 cruzados em carnes, farinhas de trigo de Portugal, um quarto de vinho, etc.; e não contentes com isto o levaram às suas fazendas algumas vezes, que são maiores e mais ricas que as da Bahia; e nelas lhe fizeram grandes honras e gasalhados, com tão grandes gastos que não saberei contar, porque deixando à parte os grandes banquetes de extraordinárias iguarias, o agasalhavam em leitos de damasco carmesim, franjados de ouro, e ricas colchas da Índia (mas o padre usava da sua rede como costumava). Mandavam de ordinário cavalos para seis dos nossos com seus feitores que nos companhassem todo o caminho, e eles mesmos em pessoa vinham receber o padre ao caminho duas, três léguas, dando-nos pelo caminho muitos jantares, almoços e merendas, com grande