Tratados da terra e gente do Brasil

um padre língua com outro companheiro, e dando ordem para que se acabasse a igreja com diligência, lhes começaram a ensinar as cousas da fé. São passante de 800 almas as que se querem batizar, e espera-se que desça grande multidão de gentios com a fama desta igreja.

Da visita se seguiu grande consolação nos de casa com as muitas práticas, avisos espirituais, exortações das regras, que o padre fez enquanto ali os conversou. Deu profissão de quatro votos aos padres Leonardo Arminio (LXI) italiano, e ao padre Pero de Toledo (LXII) espanhol, que fora sete anos reitor do colégio do Rio de Janeiro, ambos bons letrados, e de coadjutores formados espirituais a dois padres: a festa se fez dia de São Jerônimo (30 de setembro): pregou o padre Luiz da Grã; tem muito bom púlpito, e as boas cousas e graça em as propor, e assim nesta como nas mais cousas é mui aceito e amado de todos da terra. Dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) ordenou o Sr. Bispo sete irmãos de missa, dando-lhes todas as ordens em nossa igreja.

Não posso deixar de dizer nesta as qualidades de Pernambuco, que dista da equinocial para o sul oito graus, e cem léguas da Bahia, que lhe fica ao sul. Tem uma formosa igreja matriz de três naves, com muitas capelas ao redor; acabada ficara uma boa obra. Tem seu vigário com dois outros clérigos, afora outros muitos que estão nas fazendas dos portugueses, que eles sustentam à sua custa, dando-lhes mesa todo o ano e 40 ou 50 mil réis de ordenado, afora outras avantagens. Tem passante de dois mil vizinhos entre vila e termo, com muita escravaria de Guiné, que serão perto de dois mil escravos: os índios da terra são já poucos.

Tratados da terra e  gente do Brasil - Página 299 - Thumb Visualização
Formato
Texto