e a um sumário narrativo escrito por ordem de Christovão de Gouvêa, cuja autoria Varnhagen reclama para o padre Jeronymo Machado, crônica de leitura áspera mas indispensável a quem quiser formar ideia do que seriam as guerras do sertão contra os índios. O Instituto Histórico imprimiu esse sumário das armadas da Paraíba em 1873.
A visitação de Pernambuco apenas consumiu três meses. Pôde fazer-se tão depressa porque o colégio de Olinda datava de poucos anos, de 1576. Seu reitor, Luiz da Grã, viera para o Brasil em 1553, trazendo consigo o jovem Joseph de Anchieta; foi colateral de Nobrega e seu sucessor no provincialato.
Em outubro de 84 o visitador e seu companheiro saíram de Pernambuco e depois de breve demora na Bahia, em parte por motivos de saúde, seguiram para o Sul. Em sua companhia foi o provincial Joseph de Anchieta. Este fato desmente os que lhe atribuem a fundação da Misericórdia do Rio para socorrer as tripulações de Diogo Flores Valdez. Da Misericórdia fluminense fala Cardim como coisa simples e subentendida. Havia casas de misericórdia em todas as capitanias. Não é crível esperasse tanto tempo a cidade de São Sebastião, capitania d'el-rei, não de senhorio, para possuir a sua.
A visitação estendeu-se para o sul até Itanhaém, ponto extremo da colonização neste rumo, como Itamaracá no rumo oposto.
Assistiram em Piratininga, a 25 de janeiro de 1585, ao trigésimo aniversário da fundação da humilde casa, germe da vila de São Paulo. Esteve presente Anchieta, talvez o último sobrevivente do ato que determinou a