Tratados da terra e gente do Brasil

Coati – Este animal é pardo, parece-se com os texugos de Portugal, tem o focinho muito comprido, e as unhas; trepam pelas árvores como bugios, não lhes escapa cobra, nem ovo, nem pássaro, nem quanto podem apanhar; fazem-se domésticos em casa, mas não há quem os sofra, porque tudo comem, brincam com gatinhos, e cachorrinhos, e são maliciosos, aprazíveis, e têm muitas habilidades.

Há outras duas, ou três castas maiores, como grandes cães, e têm dentes como porcos javalis de Portugal; estes comem animais e gente, e achando presa, acercam uns por uma parte, outros por outra, até a despedaçarem.

Gatos bravos – Destes há muitas castas, uns pretos, outros brancos açafroados, e são muito galantes para qualquer forro; são estes gatos muito terríveis e ligeiros: vivem de caça e pássaros, e também acometem a gente; alguns são tamanhos como cães.

Iaguaruçu – Estes são os cães do Brasil, são de um pardo almiscarado de branco, são muito ligeiros, e quando choram parecem cães; têm o rabo muito felpudo, comem frutas e caça, e mordem terrivelmente.

Tapiti – Este animal se parece com os coelhos de Portugal, estes ladram cá nesta terra como cães, máxime de noite, e muito amiúde. Os índios têm estes ladridos por agouro; criam três e quatro filhos; são raros porque têm muitos adversários, como aves de rapina, e outros animais que os comem.

Iaguacini – Este animal é tamanho como raposa de Portugal, tem a mesma cor de raposa, sustenta-se somente de caranguejos, e dos canaviais de açúcar, e destroem

Tratados da terra e  gente do Brasil - Página 43 - Thumb Visualização
Formato
Texto