podem ir a Portugal, porque como lhes faltam, morrem logo.
Ratos – Nestas partes há grande número de ratos, e haverá deles algumas dez, ou 12 castas, uns pretos, outros ruivos, outros pardos, todos se comem, e são gostosos, máxime alguns grandes que são como coelhos; em alguns tempos são tantos que dando em uma roça, a destroem.
DAS COBRAS QUE ANDAM NA TERRA E NÃO TÊM PEÇONHA (II)
Jiboia – Esta cobra é das grandes que por cá há, e algumas se acham de 20 pés de comprido; são galantes, mas - mais o são em engolir um veado inteiro; não têm peçonha, nem os dentes são grandes conforme ao corpo; para tomar a caça de que se sustenta usa desta manha: estende-se pelos caminhos, e em perpassando a caça lança-se sobre ela, e de tal maneira se enrodilha, e aperta que lhe quebra quantos ossos tem, e depois a lambe, e seu lamber tem tal virtude que a mói toda, e então a engole, e traga.
Há outra que chamam guigraupiagoara, sc. comedora dos ovos dos pássaros, é muito preta, comprida, e tem os peitos amarelos, andam por cima das árvores, como nadando por água, e não há pessoa que tanto corra pela terra, como elas pelas árvores. Esta destrói os pássaros, e seus ovos.
Há outra muito grossa, e comprida, chamada caninana; é toda verde, e de notável formosura. Esta também come ovos, pássaros, e mata os pintainhos.