em 24 horas, e menos, mata uma pessoa; a peçonha é muito amarela como água de açafrão; parem muitos filhos, e algumas se acham 13 na barriga.
Há outra que se chama jararagoaipitanga, sc. que tem a ponta do rabo mais branco que pardo; estas são tão peçonhentas como as víboras de Espanha, e têm a mesma cor e feição.
Há outra jararacopeba, é peçonhentíssima, tem uma côdea pelo lombo vermelho, e os peitos e o mais corpo é todo pardo.
Há outras jararacas mais pequenas, que a maior será de dois palmos; são de cor de terra, têm umas veias pela cabeça como as víboras, e também cacarejam como elas.
Surucucu – Esta cobra é espantosa, e medonha; acham-se de 15 palmos; quando os índios naturais as matam, logo lhes enterram a cabeça por ter muita peçonha; para tomar caça, e a gente, mede-se com uma árvore, e em vendo a presa se deixa cair sobre ela e assim a mata.
Boicininga – Esta cobra se chama cascavel; é de grande peçonha, porém faz tanto ruído com um cascavel que tem na cauda, que a poucos toma: ainda que é tão ligeira que lhe chamam a cobra que voa; seu comprimento é de 12 e 13 palmos.
Há outra chamada boicinimbeba: esta também tem cascavel, mas mais pequeno, é preta, e tem muita peçonha.
Igbigracuá – É tão veemente a peçonha desta cobra que em mordendo a uma pessoa, logo lhe faz deitar o sangue por todos os meatos que tem, sc. olhos,