e outros animais imundos, e as lagartixas são tantas que cobrem as paredes das casas, e agulheiros delas.
DAS AVES QUE HÁ NA TERRA E DELA SE SUSTENTAM (IV)
Assim como este clima influi peçonha, assim parece influir formosuras nos pássaros, e assim como toda a terra é cheia de bosques, e arvoredos, assim o é de formosíssimos pássaros, de todo gênero de cores.
Papagaios – Os papagaios nesta terra são infinitos, mais que gralhas, zorzais, estorninhos, nem pardais de Espanha, e assim fazem gralhada como os sobreditos pássaros; destroem as milharadas; sempre andam em bandos, e são tantos que há ilhas onde são há mais que papagaios; comem-se e é boa carne, são de ordinário muito formosos e de muito várias cores, e várias espécies, e quase todos falam, se os ensinam.
Arara – Estes papagaios são os que por outro nome se chamam macaos: é pássaro grande, e são raros, e pela fralda do mar não se acham; é uma formosa ave em cores, os peitos tem vermelhos como grã; do meio para o rabo alguns são amarelos, outros verdes, outros azuis, e por todo o corpo têm algumas penas espargidas, verdes, amarelas, azuis, e de ordinário cada pena tem três, quatro cores, e o rabo é muito comprido. Estes não põem mais de dois ovos, criam nas tocas das árvores, e em rochas de pedras. Os índios os estimam muito, e de suas penas fazem suas galanterias, e empenaduras para suas espadas; é pássaro