Tratados da terra e gente do Brasil

Guamaiacucurub – Estes peixes são redondos, e do tamanho dos bugalhos de Espanha, e são muito peçonhentos. O corpo tem cheio de verrugas, e por isso se chama curub, sc. na língua, verruga.

Terepomonga – É uma cobra que anda no mar: o seu modo de viver é deixar-se estar muito queda e qualquer cousa viva que lhe toca fica nela tão fortemente apegada, que de nenhuma maneira se pode bulir, e desta maneira come e se sustenta; algumas vezes sai fora do mar, e torna-se muito pequena, e tanto que a tocam, pega, e se vão com a outra mão para desapegarem ficam também pegadas por ela, e depois faz-se tão grossa como um bom tirante, e assim leva a pessoa para o mar e a come; e por pegar muito se chama terepomonga, sc. cousa que pega.

Finalmente, há muitas espécies de peixes mui venenosos no salgado que tem veemente peçonha, que de ordinário não escapa quem os come, ou toca.

HOMENS MARINHOS, E MONSTROS DO MAR (XVI)

Estes homens marinhos se chamam na língua igpupiara; têm-lhe os naturais tão grande medo que só de cuidarem nele morrem muitos, e nenhum que o vê escapa; alguns morreram já, e perguntando-lhes a causa, diziam que tinham visto este monstro; parecem-se com homens propriamente de boa estatura, mas têm os olhos muito encovados. As fêmeas parecem mulheres, têm cabelos compridos, e são formosas; acham-se estes monstros nas barras dos rios doces. Em Jaguaripe, sete ou

Tratados da terra e  gente do Brasil - Página 83 - Thumb Visualização
Formato
Texto